Como empresa global com mais de 9.000 colaboradores em 40 países, capitalizamos a grande diversidade cultural da nossa força de trabalho. E todos os anos celebramos alguns dos principais eventos e celebrações que são importantes para os colegas de todo o mundo, desde o Ano Novo Lunar ao Dia Internacional da Mulher e ao Mês Mundial da Diversidade. Dê uma vista de olhos ao Diwali.
O Diwali, ou o Festival das Luzes, é um evento colorido e alegre celebrado por milhões de pessoas em outubro. Falámos com colegas da Keller para descobrir o que este feriado significa para eles.
Leena Veerasamy, que cresceu nas Maurícias, recorda a emoção do Diwali na sua infância. "Costumava começar uma ou duas semanas antes, quando limpávamos a casa toda para deixar tudo impecável. Jejuávamos durante uma semana, comíamos apenas legumes e doávamos roupas e outros pertences a familiares e amigos necessitados."
"No mesmo dia, acordávamos cedo, vestíamos roupas novas, fazíamos as nossas orações (conhecidas por puja) e levávamos saquinhos de doces a todos os nossos amigos, familiares e vizinhos. Era sempre um dia muito feliz, cheio de alegria."
Leena, Diretora de Marketing da Keller França, é apenas uma dos milhões de hindus que celebram o Diwali, o Festival das Luzes, em todo o mundo. Embora comummente associado à Índia e ao hinduísmo, é um festival importante em muitos países e é também celebrado por outras religiões, como os jainas, os sikhs e os budistas newar.
Tudo começa com uma explosão
O Diwali é normalmente celebrado entre meados de outubro e meados de novembro e simboliza a vitória do bem sobre o mal e da luz sobre as trevas.
As celebrações variam por toda a Índia: no sul, as pessoas começam o dia com estrondo, literalmente, lançando fogo de artifício, e no norte, as pessoas reúnem-se com a família e amigos de manhã antes de apreciar o fogo de artifício, que se prolonga até à noite.
Os fogos de artifício desempenham um papel importante no Diwali, assim como, claro, as luzes. As famílias decoram as suas casas com velas e lamparinas de azeite de barro, conhecidas como diyas, que simbolizam a proteção contra o mal.
O nosso escritório na Índia, em Chennai, também participa na celebração, com decorações, cestos, concursos para as lanternas ou cartões mais bem pintados e colegas vestidos com trajes tradicionais.
Ashok Balguri cresceu na Índia, mas vive em Singapura há 15 anos, onde é agora Gestor de Operações na Keller. Em Singapura, o Diwali é um dos principais feriados. Há uma área chamada Pequena Índia que é iluminada com bonitas lâmpadas decorativas por toda a parte. Tudo é muito festivo e alegre.
Em sua casa, Ashok, a sua mulher e os seus dois filhos rezam a Lakshmi, a deusa da riqueza e da prosperidade, decorando tudo com luzes e o belo Rangoli, um ornamento colorido colocado no chão, no exterior da casa.
A diversidade de Singapura reflete-se no escritório, que representa cerca de 20 nacionalidades. No Diwali, bem como noutros feriados religiosos e culturais, os colegas convidam os participantes do festival para almoçar ou jantar, um reconhecimento comovente da diversidade global da Keller.
A próxima geração
De volta a França, Leena pode não estar rodeada de tanta família como nas Maurícias, mas ainda assim aguarda ansiosamente pelo Diwali. Na verdade, ela aprecia agora a oportunidade de transmitir as tradições da sua herança cultural à próxima geração.
"A minha filha tem dois anos, por isso este ano estará um pouco mais atenta ao que está a acontecer. Vai juntar-se a nós nas orações, usar roupas novas e acenderemos lamparinas. Ela está a aprender e a contribuir à sua maneira."