As estacas in situ moldadas por pressão KELLER (DCIS) são feitas cravando um tubo tamponado inferiormente no solo preenchendo-o posteriormente com betão.
Usos frequentes
Processo
O processo de execução do DCIS inicia-se com a cravação do tubo, equipado com um colar de extração e uma ponta fechada, no solo por percussão utilizando um martelo pneumático até que a profundidade de rejeição/"nega" exigida de acordo com o projeto seja atingida. A tampa na ponta do tubo pode ser perdida ou recuperável. Uma vez atingida a profundidade de "nega", o betão fresco é colocado no interior do tubo por gravidade ou bombeamento. O tubo é então extraído utilizando um dispositivo de extração específico. Devido ao processo de extração do tubo por impactos de martelo, o betão é vibrado no interior da estaca em todo o seu comprimento, garantindo a correta betonagem da estaca ao longo de todo o seu fuste. A armadura é então introduzida no betão fresco no comprimento necessário de acordo com o especificado em projeto.
Vantagens
Garantia de qualidade
As Estacas Moldadas In Situ (DCIS) da KELLER são instrumentadas durante o processo de cravação, dado que 100% das estacas atingem a "nega". Além disso, os extensos ensaios de carga realizados pela KELLER demonstram os padrões de qualidade e desempenho alcançados pelas estacas.
Como estaca provisoriamente revestida, a continuidade da secção de betão é garantida sem cortes no betão, como pode ocorrer com outros tipos de estacas in situ.