A compactação dinâmica é uma técnica de melhoria do solo que densifica e aumenta a capacidade de suporte de solos soltos e granulares ou aterros utilizando a queda livre de um peso.
Usos frequentes
Processo
É necessária uma grua com capacidade para içar um massa com um peso entre 10 e 30 toneladas, deixando-o cair em queda livre desde uma altura entre 10 e 20 metros, realizando impactos repetidos em pontos distribuídos segundo uma mala regular.
A onda de compressão gerada pela energia libertada por um impacto produz um aumento significativo da pressão da água nos poros, o que reduz a resistência do solo. Esta onda é seguida por uma onda de corte, responsável pela destruição da estrutura do solo.
A espessura do solo a beneficiar e as suas características determinam os principais parâmetros da sua consolidação dinâmica: malha de impacto, energia de compactação, número de fases e tempo de espera entre fases sucessivas.
Vantagens
Garantia de qualidade
O projeto deve considerar o nível de energia, bem como o número e o tempo das passagens/aplicações dos impactos, tendo em conta as condições do solo, o tipo de desenvolvimento, a capacidade de suporte necessária e a magnitude dos assentamentos.
É essencial ter um amplo conhecimento do solo antes do tratamento e manter um controlo rigoroso em todas as fases do trabalho.
De um modo geral, durante a compactação dinâmica profunda, são realizados vários tipos de ensaios in situ: penetrómetros, cones estáticos/CPT, medições de volume da área provocada pelo impacto e monitorização do assentamento superficial.