A técnica de melhoria do solo por Drenagem Sísmica (EQD) é um método altamente eficiente que minimiza os danos induzidos pelos sismos, como a falha da capacidade de suporte, os assentamentos gerados durante e após o sismo e o risco de liquefação.
Usos frequentes
Processo
Os drenos consistem em tubos corrugados e perfurados envoltos num filtro especial de polipropileno não tecido. Os drenos têm um diâmetro de 7 a 10 cm e estão instalados até 30 m de profundidade.
Os EQD são cravados no solo através de uma corda vibratória composta por um tubo com três aletas igualmente espaçadas para transmitir as vibrações ao solo adjacente. As vibrações provocam a densificação dos solos granulares e ajudam a mitigar a liquefação.
O dreno sísmico é inserido no tubo, que é cravado no solo até à profundidade projetada, com o dreno no seu interior. O tubo de instalação é então vibrado para fora, enquanto o dreno permanece fixo ao solo através de uma placa de ancoragem.
O tubo de drenagem está envolvido num geotêxtil (escolhido pelas suas propriedades de filtragem) que permite o acesso irrestrito da água dos poros ao tubo, impedindo a penetração de partículas finas dos solos adjacentes. A camada de geotêxtil é altamente durável e capaz de suportar o manuseamento e o desgaste que ocorrem durante a instalação.
Nos casos em que a capacidade de suporte do solo não é um fator determinante no projeto, os drenos EQ são uma das soluções de melhoria do solo mais económicas para reduzir o risco de liquefação e reduzir ou minimizar o assentamento induzido por sismos.
Nos casos em que a capacidade de suporte é um fator determinante no projeto, os sistemas tradicionais de densificação do solo, como a vibrossubstituição, a vibrocompactação, entre outros, podem ser utilizados em combinação com o EQD.
Vantagens
Garantia de qualidade
A KELLER tem uma vasta experiência no design e construção desta tecnologia, especialmente na América do Norte, onde a KELLER/Hayward Baker projetou e instalou milhões de metros de drenagem sísmica (EQD).