É uma variante da ancoragem clássica que facilita a sua execução abaixo do nível freático, evitando o sifonamento da perfuração e os problemas associados, principalmente a formação de vazios no fundo do furo.

Anclajes

Usos frequentes

Estruturas que necessitem de Ancoragens abaixo do nível freático

Processo

Um dos maiores desafios enfrentados na instalação de ancoragens é a perfuração abaixo do nível freático.

Este problema, em solos com predominância de argila e, por vezes, de silte, reduz-se à selagem final da perfuração; no entanto, em solos arenosos, siltosos e aluvionares, surge geralmente o risco de sifonamento.

O fenómeno do sifonamento, ou seja, a pressão gerada pela diferença de cota entre o nível freático do aterro e o nível da perfuração da ancoragem, provoca significativo arrasto e erosão do solo, o que pode gerar movimentações significativas ou solapamento na área circundante do local, afetando gravemente edifícios ou instalações próximas.

O sifonamento é evitado por uma peça anular colocada entre a coluna de perfuração e o colar de perfuração. A peça possui uma junta de borracha que, ao ser expandida, pressiona contra a coluna e o colar, impedindo a passagem de água e a formação do referido arrasto ou erosão. A borracha acaba por se desgastar devido ao atrito produzido pela rotação da articulação, sendo necessária a substituição da peça por uma nova.

Vantagens

A perfuração segura abaixo do nível freático elimina o risco de sifonagem e os problemas que lhe estão potencialmente associados.

Garantia de qualidade

A KELLER dispõe de sistemas de perfuração específicos para perfurar em segurança abaixo do nível freático em solos propensos à sifonagem, sempre sob a supervisão de pessoal especializado e com a garantia de um grande número de projetos executados com sucesso nesta situação.