As estacas de trado contínuo (CFA) são um tipo de estaca moldada in situ. São perfuradas e betonadas numa única operação contínua, reduzindo assim o tempo de instalação em comparação com outras estacas deste tipo. A armadura de aço é colocada no betão fresco após a betonagem, permitindo que a estaca suporte toda a carga estrutural.
Usos frequentes
Processo
As estacas de trado contínuo são perfuradas rodando uma trado contínuo de eixo oco no solo até à profundidade de projeto. O betão ou a argamassa são injetados através do eixo oco, mantendo a pressão estática da cabeça. A cavidade cilíndrica resultante é então preenchida enquanto o trado é lentamente içado.
A armadura de reforço é então colocada dentro do betão recém-colocado. Geralmente, as estacas de trado contínuo são reforçadas com uma armadura rígida de pelo menos seis metros de comprimento, mas podem ser instaladas armaduras muito mais longas, conforme exigido pelo projeto. Se necessário, equipamentos vibratórios especialmente desenvolvidos podem instalar com precisão as armaduras de reforço.
A correta distribuição e dosagem do betão garantem a sua bombeabilidade ao longo do eixo do trado e permitem a introdução das armaduras.
Vantagens
Garantia de qualidade
O controlo meticuloso do processo de instalação é essencial para garantir a mais alta qualidade das estacas.
Todos os equipamentos de instalação de estacas com trado contínuo estão equipados com instrumentação de última geração que monitoriza todos os aspetos do processo de estaqueamento através da Monitorização Contínua de Parâmetros (CPM), incluindo a profundidade da estaca, a rotação do trado, a penetração, a pressão de betonagem, a extração e o consumo. A instrumentação produz um registo individual para cada estaca, incluindo a identificação do item, data, hora e informação do operador.
Este processo é complementado por um procedimento documentado de gestão da qualidade. A qualidade é alcançada através de uma grande variedade de métodos de ensaios não destrutivos utilizados para avaliar a integridade da estaca e o desempenho de carga e assentamento. A técnica de verificação é específica para cada projeto e aplicação.