Deep Soil Mixing ou mistura profunda de solos é uma técnica para melhorar e reforçar solos moles e/ou soltos, estabilizando-os a grandes profundidades com um material aglutinante, obtendo uma série de colunas de material melhorado do tipo solo-cimento.

deep-soil-mixing

Usos frequentes

Infraestrutura
Naves industriais ou logísticas
Silos
Edifícios residenciais e outro tipo de estruturas

Processo

 O método DSM consiste em misturar mecanicamente o solo in situ com um agente aglutinante que facilita uma reação química com o solo e a água. O solo assim estabilizado é mais forte, menos permeável e menos compressível do que o solo original. Os ligantes mais utilizados são o cimento, a cal e a bentonite.

A incorporação dos ligantes no solo pode ser efectuada sob a forma de calda (método húmido) ou por meio de ar comprimido (método seco). Em cada caso, é necessário utilizar uma ferramenta especial que permita que a mistura seja efectuada em profundidade.

O método húmido é mais adequado para solos argilosos moles e de areia fina com um baixo teor de água e em condições de solo estratificado, incluindo camadas intermédias moles e duras ou camadas densas. O método seco é mais adequado para solos moles com elevado teor de humidade e, por conseguinte, adequado para misturar com ligantes no estado seco. A estabilização de solos orgânicos e lamas também é possível, requerendo ligantes específicos feitos à medida, e estabelecendo rigorosos procedimentos de implementação.

O diâmetro da coluna de solo estabilizado resultante é constante ao longo de toda a profundidade de tratamento e depende da capacidade da ferramenta e do método utilizado (húmido ou seco).

A execução é realizada por meio de uma misturadora rotativa que perfura o solo por rotação até atingir a profundidade de projeto, a partir da qual se inicia o processo de injeção do ligante através da própria perfuradora e, simultaneamente, a extração da ferramenta de mistura a uma velocidade controlada.

A capacidade dos solos para se misturarem com o material ligante injetado varia muito em função da sua granulometria, resistência, teor de água, plasticidade, estratigrafia, textura, etc.

Vantagens

Reduzir assentamentos
Melhoria da capacidade de suporte e da resistência ao corte
Estabilização e homogeneização do solo
Tratamento de terrenos contaminados
Criar barreiras geo-hidrológicas
Reduzir o impulso ativo nos muros de suporte
Prevenção ou atenuação do risco de liquefação
Aumento da estabilidade dos taludes
Redução de prazos de consolidação
Permite, em geral, ser aplicado em fundações de todos os tipos de estruturas: edifícios, tanques, aterros, obras portuárias e marítimas, etc.

Garantia de qualidade

A qualidade é controlada e garantida por registos de instalação de colunas e pelos resultados de ensaios de verificação em laboratório e no terreno. O equipamento tem um registo de todos os parâmetros envolvidos no processo, incluindo: identificação da coluna, profundidade, tempo de mistura, especificação da calda do ligante caudal e pressão de injeção, volume total de lama utilizada, velocidade da mistura na penetração e retirada e torque da rotação.

A energia do misturador e o teor de ligante são calculados a partir destas informações para cumprir os requisitos de projeto.

Deep soil mixing via humeda