Deep Soil Mixing ou mistura profunda de solos é uma técnica para melhorar e reforçar solos moles e/ou soltos, estabilizando-os a grandes profundidades com um material aglutinante, obtendo uma série de colunas de material melhorado do tipo solo-cimento.
Usos frequentes
Processo
O método DSM consiste em misturar mecanicamente o solo in situ com um agente aglutinante que facilita uma reação química com o solo e a água. O solo assim estabilizado é mais forte, menos permeável e menos compressível do que o solo original. Os ligantes mais utilizados são o cimento, a cal e a bentonite.
A incorporação dos ligantes no solo pode ser efectuada sob a forma de calda (método húmido) ou por meio de ar comprimido (método seco). Em cada caso, é necessário utilizar uma ferramenta especial que permita que a mistura seja efectuada em profundidade.
O método húmido é mais adequado para solos argilosos moles e de areia fina com um baixo teor de água e em condições de solo estratificado, incluindo camadas intermédias moles e duras ou camadas densas. O método seco é mais adequado para solos moles com elevado teor de humidade e, por conseguinte, adequado para misturar com ligantes no estado seco. A estabilização de solos orgânicos e lamas também é possível, requerendo ligantes específicos feitos à medida, e estabelecendo rigorosos procedimentos de implementação.
O diâmetro da coluna de solo estabilizado resultante é constante ao longo de toda a profundidade de tratamento e depende da capacidade da ferramenta e do método utilizado (húmido ou seco).
A execução é realizada por meio de uma misturadora rotativa que perfura o solo por rotação até atingir a profundidade de projeto, a partir da qual se inicia o processo de injeção do ligante através da própria perfuradora e, simultaneamente, a extração da ferramenta de mistura a uma velocidade controlada.
A capacidade dos solos para se misturarem com o material ligante injetado varia muito em função da sua granulometria, resistência, teor de água, plasticidade, estratigrafia, textura, etc.
Vantagens
Garantia de qualidade
A qualidade é controlada e garantida por registos de instalação de colunas e pelos resultados de ensaios de verificação em laboratório e no terreno. O equipamento tem um registo de todos os parâmetros envolvidos no processo, incluindo: identificação da coluna, profundidade, tempo de mistura, especificação da calda do ligante caudal e pressão de injeção, volume total de lama utilizada, velocidade da mistura na penetração e retirada e torque da rotação.
A energia do misturador e o teor de ligante são calculados a partir destas informações para cumprir os requisitos de projeto.