Os drenos verticais, também conhecidos como drenos verticais pré-fabricados (PVD), são geocompostos que criam caminhos de drenagem preferenciais para extrair água intersticial de solo macio e compressível, permitindo que este se consolide mais rapidamente. Assim, um processo que se poderia prolongar por décadas, passa a demorar apenas meses.
Usos frequentes
Processo
Os drenos verticais, ou PVDs, consistem em canais pré-fabricados ideais para o transporte de água. O seu núcleo flexível é normalmente formado por polipropileno, com ranhuras em ambos os lados para permitir que o fluxo de água ocorra sem impedimentos. O núcleo é depois revestido com um filtro geotêxtil resistente e durável, com excelentes propriedades de filtragem, facilitando o acesso da água dos poros ao interior do dreno. O geotêxtil previne também o entupimento deste canal, impedindo a infiltração de partículas finas do solo adjacente.
O dreno é instalado inserindo-o numa mandril de perfuração oca e ligando-o na sua extremidade inferior a uma placa de ancoragem solta. O mandril é montado numa coluna acoplada a uma escavadora, podendo ser utilizado um martelo pneumático ou apenas um método estático para o cravar até à profundidade especificada. Esse mandril é então removido, ficando o dreno instalado à profundidade atingida. A extremidade superior é cortada à superfície, repetindo-se o processo numa nova localização adjacente à primeira.
Uma malha de distribuição de drenos verticais instalados proporciona caminhos preferenciais para a drenagem da pressão da água dos poros, acelerando o processo de consolidação do solo e reduzindo os tempos de construção.
Vantagens
Garantia de qualidade
O controlo de qualidade deste processo é garantido através de:
- Aquisição automática de dados para registar todos os parâmetros de instalação
- Monitorização da área de teste para verificar as premissas do projeto
- Monitorização do comportamento do solo aquando da colocação de sobrecargas