O método patenteado Soilfrac® Offset Grouting da KELLER é um método de injeção baseado nos princípios da fraturação hidráulica, utilizando a injeção de calda de cimento. O objetivo é induzir movimentos controlados do solo e, assim, compensar movimentos descontrolados causados por outras causas.
Usos frequentes
Processo
Na década de 1970, o método foi melhorado com a adição de tubos com manga/"manchette" (STNs), nos quais os obturadores são inseridos e um volume definido é injetado através de válvulas individuais. Esta sequência é repetida em várias fases de injeção para obter a compensação de assentamento de forma controlada.
Isto envolve múltiplas injeções de pequenos volumes de calda que melhoram os parâmetros do solo relacionados com a sua capacidade de deformação. Consiste na instalação de tubos com manga, através dos quais são feitas injecções em pontos definidos no solo, controlando parâmetros como a geometria, caudal, volume de injecção, viscosidade, relação água-cimento, etc.
O Sistema de Injeção de Compensação Soilfrac® é constituído por:
- Instalação do tubo com manga e injeção no revestimento: O tubo com manga é colocado no furo previamente perfurado, preenchendo o espaço anular entre a parede do furo e o tubo com uma mistura de bentonite e cimento.
- Fraturação do solo: Com a instalação de obturadores duplos, cada manga é independente durante a injeção, de forma a aplicar a pressão necessária para a fraturação em cada secção.
- Injeção Múltipla: As camisas podem ser injetadas uma ou várias vezes, de acordo com as necessidades técnicas. O volume de calda, a pressão máxima de injeção e a taxa de injeção serão pré-determinados, dependendo das características do solo e do problema.
O sistema Soilfrac® é constituído por duas fases:
- Fase I ou fase de pré-tratamento: melhoria do solo existente, enchimento de vazios e aumento das tensões horizontais. Esta fase proporciona uma melhoria no solo, que dependerá tanto do tipo de solo tratado como da quantidade de calda injetada. Devido à melhoria do solo e ao aumento das tensões horizontais, obtém-se uma redução de 25% a 50% do assentamento.
- Fase II ou fase de compensação: a quantidade de calda a injetar é pré-determinada, bem como a taxa de bombagem, de forma a atingir a cota necessária ou pré-determinada para a resolução do problema.
Vantagens
Garantia de qualidade
A Keller Cimentaciones oferece soluções abrangentes que combinam a injeção de cimento em fraturas do solo com a monitorização em tempo real das estruturas afetadas.
A nossa vasta experiência permitiu-nos desenvolver sistemas computadorizados avançados de perfuração e injeção de cimento que integram o processo de injeção com a monitorização em tempo real. Os dados de injeção são registados em tempo real, juntamente com o controlo de deformação e recalque.