As microestacas são elementos de fundação profundos, de secção transversal circular e pequeno diâmetro, até 250 mm, com elevada capacidade de compressão, que transferem cargas para o solo em profundidade. As microestacas também podem ser concebidas para suportar tensões de flexão, corte e até mesmo de tração.

micropilotes

Usos frequentes

Fundação de nova construção
Reforço de estruturas existentes
Apoio aos guarda-chuvas em túneis
Estabilização de taludes ou encostas
Restrições temporárias ou permanentes (combinadas com suporte temporário ou permanente)
Melhoramento de terras

Processo

As microestacas KELLER são perfuradas no solo podendo recorrer a revestimento provisório; são reforçadas com tubos, perfis ou barras de aço de alta resistência sendo, por fim, injetadas com calda de cimento ou argamassa para revestir a armadura e obter uma ótima aderência ao solo.

A injeção de calda em microestacas é sempre realizada por circulação inversa, ou seja, bombeando a calda, fabricada num misturador de elevada turbulência, proveniente da fábrica, injetando-a através do interior do tubo de reforço até que a calda saia pela extremidade inferior, ascenda pelo espaço anular entre o tubo e o solo e, finalmente, suba à superfície, transportando quaisquer resíduos de perfuração.

O sistema de injeção de calda pode ser simples (injeção global unificada, IGU), repetitiva (IR) ou repetitiva e seletiva (IRS). Nos dois primeiros casos, a injeção é realizada a partir da boca do tubo de reforço, injetando simultaneamente todas as mangas ou válvulas de injeção distribuídas ao longo do tubo de reforço. No caso da injecção IRS, a injeção é realizada individualmente em cada válvula.

As capacidades mecânicas variam de acordo com as dimensões da microestaca, o reforço utilizado e o perfil geotécnico do terreno. Microestacas com capacidades superiores a 200 toneladas já foram executadas, com sucesso, pela KELLER.

Vantagens

Técnica ideal em espaços confinados e restrições de altura, em fundações profundas difíceis de perfurar, onde não podem ser utilizadas máquinas pesadas ou quando os efeitos negativos sobre as estruturas existentes necessitam de ser minimizados.
Uma das grandes vantagens da microestaca é a sua adequação a qualquer tipo de solo ou rocha, utilizando diferentes sistemas de perfuração consoante o terreno existente.
Graças à combinação da construção de microestacas com outras técnicas, a Keller Cimentaciones resolveu projetos de elevada complexidade técnica de forma económica e eficiente.

Garantia de qualidade

A KELLER dispõe de equipamentos de última geração, capazes de utilizar em condições de segurança revestimentos metálicos recuperáveis, prevenindo o colapso do solo aquando da perfuração. As nossas equipas altamente qualificadas e experientes permitem-nos estar sempre na vanguarda da produtividade, qualidade e segurança.

A KELLER tem uma vasta experiência em ensaios de carga em diversos tipos de solo, bem como a capacidade de criar projetos adaptados àsdiversas condições de solo e de projeto.

Os tipos mais comuns de ensaios de carga para microestacas são:

  • Ensaio de carga de compressão axial
  • Ensaio de carga de tração axial
  • Ensaio de carga lateral
micropilotes-contencion-taludes

Estabilización de taludes con micropilotes