Realizamos trabalhos de reparação e contenção estrutural num bloco de apartamentos afetado por um deslizamento de terras em Sanlúcar, Cádis.
O projeto
Devido ao deslizamento de terras e aos danos resultantes, que consistiram na queda de muros de contenção e na queda do Bloco 7 devido à escavação realizada no terreno adjacente, a Keller Cimentaciones foi contratada para proceder à reparação e contenção estrutural do bloco.
O desafio
Para optimizar a solução inicialmente planeada utilizando "microestacas", Keller propôs conter o deslizamento utilizando uma parede descontínua de "estacas", executada com equipamento de pequena escala.
A solução
As intervenções estruturais propostas por Keller foram:
- Reforço da laje de fundação do bloco com microestacas injetadas sob os pilares, que absorvem as cargas e as transferem para as camadas mais profundas do solo com calda de alta aderência.
- Contenção do talude com muro de estacas descontínuo contraventado com ancoragens ativas permanentes. As estacas e as ancoragens estão ligadas por uma viga de betão armado que liga as estacas no topo.
Medidas
- 1.278 ml de microestaca com diâmetro de perfuração de 160 mm, equipada com armadura tubular de 73x6 mm na qualidade N-80
- 550 ml de estacas de betão armado CPI-7 “In Situ” com diâmetro de 550 mm, com um comprimento médio de 11 m
- 160 ml de âncoras permanentes IR de 4 cabos, com 16 metros de comprimento
- 50 ml de viga de coroa para estacas com secção de 100 cm x 80 cm
Dados do projeto
Proprietário(s)
Comunidade de Proprietários de Albatrozes
Unidade(s) de negócio Keller
IberAm
Principal empreiteiro
Keller Cimentaciones