Uma parede moldada é um tipo de elemento de contenção cuja principal função é neutralizar as pressões do solo e reduzir a deformação; é uma técnica comum na engenharia civil.

A principal função das paredes moldadas é conter e impermeabilizar as paredes de uma escavação, servindo também para absorver as cargas verticais que outros elementos estruturais lhes possam transmitir.

São uma solução eficaz para limitar os movimentos do solo resultantes da escavação, reduzindo assim o risco de danos nas estruturas próximas.

muros-pantalla

Usos frequentes

Construção de caves em edifícios
Estacionamento subterrâneo
Proteção de obras ameaçadas pela percolação de água
Obras de canalização para regular os canais dos rios contra as cheias e a erosão
Construção estruturas subterrâneas, túneis e escavação de grandes escavações em centros urbanos
Grandes obras industriais para construção de poços e silos subterrâneos
Construção de docas

Processo

O primeiro passo na construção de uma parede contínua ancorada é a construção dos muros-guia, elementos de betão armado que garantem um alinhamento adequado. Servem de guia para o equipamento de escavação e ajudam a estabilizar os troços superiores das paredes moldadas. As paredes-guia são construídas escavando uma vala ao longo do traçado da parede até uma profundidade e largura específicas, formando os dois lados da escavação, deixando espaço entre eles para a parede, sendo depois colocados o betão e a armadura.

A escavação é realizada com maquinaria especial selecionada de acordo com o tipo e as características do solo: para solos moles, um balde tipo concha e, para solos duros, uma fresa hidráulica.

A escavação é realizada em painéis de largura variando geralmente entre 2,4 e 5 m, executados até atingir a profundidade de projeto. Para evitar o colapso das paredes de escavação, são utilizadas lamas bentoníticas ou poliméricas.

Uma vez atingida a profundidade do projeto, são realizadas as seguintes etapas: limpeza do fundo da escavação, removendo quaisquer elementos soltos; inserção dos tubos de junção, reforço e tubo tremie na escavação; e betonagem do painel, de baixo para cima, através do tubo tremie, sendo posteriormente colocada a armadura.

A KELLER constrói paredes contínuas com espessuras variando de 450 a 1500 mm, que podem atingir profundidades até 100 m.

Vantagens

Estruturas flexíveis capazes de resistir às forças do solo quando deformadas
Elemento de continuidade estrutural
Possibilidade de atingir grandes profundidades
Não há necessidade de escavar ou preencher a parte de trás do muro, o que resulta numa menor decomposição do solo tratado e evita danos nas estruturas adjacentes existentes.
Ausência de vibrações e ruído durante a execução da obra em comparação com outras técnicas
Resistência e estanquicidade contra fugas de água
Podem ser feitos recintos circulares
Possibilidade de execução independentemente da existência ou não de lençol freático

Garantia de qualidade

A KELLER dispõe de uma frota de equipamentos especializados em escavação e construção de paredes, capazes de completar todo o tipo de paredes moldadas e elementos de suporte de carga (LBEs).