CMM® é uma técnica de melhoramento de solos que combina uma inclusão rígida na parte inferior e uma coluna de brita (executada por vibrosubstituição) na topo superior.

columnas-de-modulo-mixto-cmm

Usos frequentes

Evita a utilização de estacas, quer em sapatas quer em lajes de fundação, aumentando a capacidade de suporte dos solos e diminuindo a sua compressibilidade.
É utilizado na construção de habitações, edifícios comerciais, edifícios industriais, obras de engenharia, aterros para estradas, caminhos-de-ferro, plataformas portuárias, etc.
A técnica é aplicada a uma vasta gama de solos, incluindo aterros e solos orgânicos.

Processo

Geralmente, é utilizada uma ferramenta de deslocamento ou um tubo vibratório para perfurar até à profundidade prevista. Em seguida, o betão, a argamassa ou a calda de cimento são bombeados através do interior oco da ferramenta, desde a profundidade de projeto até à profundidade pretendida, ao mesmo tempo que a ferramenta de deslocamento é removida.

Uma vez colocada a inclusão até ao nível estipulado, coloca-se uma coluna de brita na zona superior de modo a que o vibrador de alimentação inferior (bottom feed), sobre o qual actua uma pressão descendente, penetre no betão cerca de 50 cm (zona de sobreposição), continuando com a deslocação do vibrador para cima e introduzindo a brita no solo de modo a expandir lateralmente a brita (zona flexível) com o auxílio da vibração. A brita é então introduzida no solo em ciclos sucessivos.

Vantagens

Aumenta a capacidade de carga de solosmoles, mesmo para cargas pesadas.
Permite utilizar fundações directas com sapatas convencionais.
O topo das colunas não precisam de ser saneadas e as sapatas ou lajes de fundação assentam diretamente sobre as colunas de módulo misto
A elevada resistência ao corte da brita no topo da CMM® foi concebida para cargas horizontais e momentos de flexão.
Nas zonas sísmicas, a parte superior de brita actua como uma rótula plástica, de modo a dissociar os efeitos de inércia dos efeitos cinemáticos.
Reduz eficazmente os assentamentos (com um fator de redução na ordem dos três a dez).
É resistente às forças horizontais sem a instalação de uma plataforma específica de transferência de carga (bem adaptado às zonas sísmicas).
Atenua o efeito de punçoamento das inclusões sob as lajes de fundação, o que permite que a fundação seja calculada como habitualmente com cargas pontuais e dinâmicas uniformemente distribuídas e com um módulo de rigidez homogeneizado e melhorado.
Elimina o risco de danificar as inclusões rígidas
Na maioria dos casos, é possível iniciar os trabalhos de construção imediatamente após o melhoramento do terreno.
Gera o mínimo de resíduos

Garantia de qualidade

As colunas de módulo misto CMM® são testadas antes, durante e após a construção para garantir que a solução é da mais alta qualidade. Pode ser efectuada uma grande variedade de testes, tais como:

  • Testes de campo para verificar os parâmetros de produção das colunas.
  • Registo digital e registo dos parâmetros de execução
  • Ensaio de carga da coluna, ensaio de resistência à compressão do material da coluna e verificação do diâmetro do pilar
  • O tipo e a frequência dos ensaios variam em função da dimensão do projeto e do contexto geotécnico.