CMM® é uma técnica de melhoramento de solos que combina uma inclusão rígida na parte inferior e uma coluna de brita (executada por vibrosubstituição) na topo superior.
Usos frequentes
Processo
Geralmente, é utilizada uma ferramenta de deslocamento ou um tubo vibratório para perfurar até à profundidade prevista. Em seguida, o betão, a argamassa ou a calda de cimento são bombeados através do interior oco da ferramenta, desde a profundidade de projeto até à profundidade pretendida, ao mesmo tempo que a ferramenta de deslocamento é removida.
Uma vez colocada a inclusão até ao nível estipulado, coloca-se uma coluna de brita na zona superior de modo a que o vibrador de alimentação inferior (bottom feed), sobre o qual actua uma pressão descendente, penetre no betão cerca de 50 cm (zona de sobreposição), continuando com a deslocação do vibrador para cima e introduzindo a brita no solo de modo a expandir lateralmente a brita (zona flexível) com o auxílio da vibração. A brita é então introduzida no solo em ciclos sucessivos.
Vantagens
Garantia de qualidade
As colunas de módulo misto CMM® são testadas antes, durante e após a construção para garantir que a solução é da mais alta qualidade. Pode ser efectuada uma grande variedade de testes, tais como:
- Testes de campo para verificar os parâmetros de produção das colunas.
- Registo digital e registo dos parâmetros de execução
- Ensaio de carga da coluna, ensaio de resistência à compressão do material da coluna e verificação do diâmetro do pilar
- O tipo e a frequência dos ensaios variam em função da dimensão do projeto e do contexto geotécnico.