As ancoragens de bolbos múltiplos alojadas numa única perfuração são ancoragens de solo compostas por bolbos múltiplos.

Atualmente, as ancoragens de bolbos múltiplos representam a técnica mais avançada para a utilização mais eficaz da capacidade de retenção do solo. Este sistema pode utilizar eficientemente bolbos com 10 a 25 m de comprimento, atingindo capacidades de carga de serviço de ancoragem de 800 a 5000 kN (Barley, 1997; Barley e Windsor, 2000; Simpson, 2001), em diferentes tipos de solo e em diferentes unidades de solo em simultâneo.

anclajes-de-bulbo-multiple

Usos frequentes

Contenção de escavações, sejam elas temporárias ou permanentes
Estabilização de taludes temporários ou permanentes

Processo

O sistema implica a instalação de várias unidades de ancoragem numa única perfuração, todas formando uma única ancoragem, denominada ancoragem de bolbos múltiplos. Cada unidade possui o seu próprio cabo, comprimento livre e comprimento de bolbo, e é testada utilizando a sua própria unidade de tensionamento. A soma das cargas das diferentes unidades totaliza a carga total da ancoragem de bolbos múltiplos.

O tensionamento de todas as unidades de ancoragem é realizado simultaneamente por um sistema de elevação sincronizado hidraulicamente, garantindo que a carga aplicada às diferentes unidades é sempre a mesma.

Com ancoragens tradicionais, espera-se pouco ou nenhum aumento de carga com comprimentos de bolbo superiores a 8 a 10 m. Com este sistema, podem ser utilizados com eficiência comprimentos de bolbo de 10 a 25 m, atingindo capacidades de carga de serviço de ancoragem de 800 a 5.000 kN.

A instalação de menos ancoragens com maiores capacidades permite uma poupança geral de custos. Este desenvolvimento conta com mais de 15 anos de experiência, sendo uma nova ferramenta comprovada e eficaz.

Uma perfuração estável é perfurada com o diâmetro e o comprimento de projeto corretos, preenchida com argamassa de cimento e, em seguida, é instalada a ancoragem (arame ou barra, com comprimento livre e aderente). A pós-rejuntamento pode ser realizada após algumas horas, se necessário. A cabeça da ancoragem é então instalada e o tensionamento é concluído com um ou mais macacos hidráulicos.

Vantagens

Permite a utilização eficiente de bolbos com comprimentos de 10 a 25 m, otimizando a capacidade de aderência ao solo.
Atingem capacidades de carga de serviço em ancoragens da ordem dos 800 a 5000 kN.
A execução de menos ancoragens com maior capacidade permite uma optimização significativa, quer em termos económicos, quer em termos de tempos de execução.
Keller tem mais de 20 anos de experiência na utilização de ancoragens multibolbos.

Garantia de qualidade

O tensionamento é realizado por profissionais qualificados de forma controlada, recolhendo dados de alongamento e relaxamento para a elaboração de diagramas de carga-deformação para posterior análise.

O tensionamento de todas as unidades de ancoragem é realizado simultaneamente através de um conjunto de macacos hidráulicos sincronizados, garantindo que a carga aplicada às diferentes unidades é sempre a mesma.

Dependendo dos requisitos do projeto e de acordo com a Norma Europeia EN 1537 (1999) e a sua adaptação à norma espanhola UNE-EN 1537 (2001) "Execução de Obras Geotécnicas Especiais. Ancoragens", a KELLER oferece a possibilidade de realizar os seguintes ensaios nas ancoragens instaladas:

  • Ensaios de Investigação
  • Ensaios de Adequação, Adequação ou Controlo
  • Ensaios de Aceitação ou Recepção