O soil nailing é uma técnica de retenção e reforço do solo concebida para obras permanentes e temporárias. É realizada à medida que a escavação avança, de cima para baixo.

Utiliza elementos de aço resistentes à tração, revestidos com calda de cimento injectada, para reforçar os solos ou maciços rochosos in situ e criar um muro de contenção alimentado pela gravidade para suportar uma escavação temporária ou permanente.

Soil nailing

Usos frequentes

Estruturas de contenção (cortes verticais ou quase verticais, aberturas de túneis, pilares ou confinamentos de túneis)
Reparação e construção de estruturas existentes (muros de alvenaria, muros ancorados, muros de terra armada)
Estabilização de encostas (costura de maciços rochosos, estabilização de solos instáveis)

Processo

O primeiro passo é perfurar os furos nos quais serão colocados os chumbadores passivos, geralmente subhorizontais. Estes chumbadores operam sob tensões de tração devido à aderência. Um chumbador é uma ancoragem passiva, executada através da perfuração no solo, com inserção de uma barra de aço e posterior injeção de calda de cimento no espaço anular entre ambos.

A escavação é coberta com betão projectado, que protege a malha (reforço) da corrosão, auxilia na distribuição de cargas e evita que o solo caia entre os pontos de ancoragem. A camada de betão projetado (pele) é reforçada com uma malha de aço para distribuir as cargas uniformemente pela superfície. O conjunto malha e betão projectado, embora absorva a carga do talude, carece de estabilidade por si só, pelo que são instalados os chumbadores, que transferem a carga da malha para o solo.

O chumbador é fixado ao betão projetado pela sua cabeça, um componente composto por uma placa de distribuição em aço que assenta no betão e uma porca tensora que transmite a carga do betão para a barra de aço.

A profundidade do tirante deve ser suficiente para transmitir a carga a uma camada adequada. A instalação redes ou telas de proteção no talude serve para reduzir e diminuir o tamanho do material de arrasto e controlar a erosão superficial.

A pequena dimensão do equipamento utilizado facilita o trabalho em zonas de difícil acesso. É ainda possível realizar trabalhos em taludes ou muros de contenção existentes, realizando-os a partir de plataformas suspensas por uma grua.

Esta técnica dá especial atenção à drenagem, tanto superficial (na vala de crista e no talude) como profunda (com drenos californianos).

Vantagens

O equipamento é suficientemente pequeno para ser utilizado em áreas com acesso limitado
É utilizado tanto em solos finos de elevada consistência, como em solos granulares densos, rochas meteorizadas sem planos de fragilidade e ainda em solos glaciares.
É uma solução rápida e económica para o apoio à escavação.
Pode ser instalado a partir de plataformas de trabalho suspensas em gruas telescópicas em caso de declives verticais ou paredes existentes.
Permite que a escavação se inicie ao mesmo tempo que o sistema de Soil Nailing

Garantia de qualidade

A KELLER instala e desenvolve técnicas de soil nailing há vários anos. Utilizamos equipamento especializado e pessoal experiente, bem como rigorosos controlos de qualidade para garantir resultados uniformes e consistentes.