As estacas de ferro dúctil são um método de fundação profunda que emprega técnicas de deslocamento através da cravação de estacas de ferro dúctil pré-fabricadas, disponíveis em diâmetros que variam entre 118 a 170 mm e com diversas espessuras de tubos.

pilotes-ductiles

Usos frequentes

Edifícios industriais e comerciais
Armazéns
Fundação para tubos
Tanques e terminais de armazenamento
Construções de pontes
Edifícios residenciais
Estabilização de taludes
Edifícios públicos
Torres de transmissão e de eletricidade
Podem ser injetados com argamassa para resistir à tração e também para contrariar a corrosão.

Processo

Uma sapata de cravação é colocada no solo após a preparação da plataforma de trabalho e a pré-escavação da estaca de fundação. Os tubos dúcteis têm aproximadamente 5 m de comprimento e são fabricados com uma junta em forma de sino. O primeiro tubo é instalado no interior da sapata de cravação e ambos são cravados no solo. Um novo tubo é então colocado dentro da junta em forma de sino do tubo cravado e cravado no solo, repetindo-se este processo até que o critério de rejeição seja atingido. A secção excedente da estaca é cortada. Dependendo do projeto, a estaca pode ser betonada e o interior dos tubos preenchido com argamassa.

Se as estacas forem betonadas, o primeiro tubo está equipado com uma válvula de injeção junto à sapata de cravação, para que a argamassa possa preencher o espaço livre entre o tubo e o solo criado pelo diâmetro maior da sapata de cravação. Diâmetros entre 200 e 260 mm são comuns, dependendo das condições do solo.

Imediatamente após a instalação das estacas, são colocados acessórios de ligação tais como chapas de aço para distribuição de carga. No caso das estacas à tração, o interior do tubo é preenchido com argamassa, e uma ou mais barras de reforço são embutidas na argamassa fresca, dimensionando-se o comprimento de ancoragem necessário para as fixar à estrutura.

Vantagens

Elevada taxa de produção por turno, média aproximada de 350 ml/turno
Não gera resíduos
Podem fornecer uma capacidade de carga de 250 kN a 1.000 kN por estaca.
O comprimento ideal da pilha pode ser alcançado de acordo com a carga e as condições do solo.
Podem ser uma boa alternativa às microestacas

Garantia de qualidade

A KELLER possui uma vasta experiência na instalação de estacas de ferro dúctil.

A capacidade de suporte de cada estaca pode ser controlada atendendo aos critérios de cravação e mantendo o comprimento ideal da estaca. Os nossos critérios de cravação e análise retrospectiva podem confirmar a capacidade de suporte da estaca. Um ensaio de carga estática denominado Hay-Proof-System® tem o benefício adicional de obter valores de atrito superficial e resistência da ponta da estaca.