A Compactação de Impacto Rápido (RIC) adensa os solos arenosos pouco profundos utilizando um martelo hidráulico, que golpeia repetidamente a superfície do solo por intermédio de uma placa de impacto.

A profundidade de compactação com esta técnica pode atingir até 7/9 m em solos predominantemente arenosos com menos de 15% de finos, enquanto que em solos coesos o intervalo de profundidade para alta compactação é tipicamente entre 2 e 4 m.

compactacion-rapida-de-impacto-ric

Usos frequentes

Aumentar a capacidade de carga
Redução de assentamentos

Processo

A Compactação Rápida por Impacto representa uma das técnicas de compactação de solos mais eficientes do ponto de vista técnico e económico. O método envolve a compactação do solo com um martelo hidráulico de alta frequência de grandes dimensões, montado numa escavadora ou numa grua de rastos.

O processo implica a compactação do solo com um martelo com um peso entre 7 e 9 t. O sistema fornece energia ao largar o peso de uma altura relativamente baixa, aproximadamente 1,20 m, mas com uma frequência elevada de 40 a 60 impactos por minuto, o que permite o desenvolvimento de uma energia de compactação entre 80 e 144 kN/m. Esta elevada frequência garante a transmissão de uma elevada energia para o solo e, por sua vez, um elevado grau de homogeneização do solo tratado.

O processo é realizado em várias fases ou passadas de impacto, cujo número de impactos é predefinido em projeto e definido durante a execução da primeira fase de compactação e/ou em campo de ensaios antes da execução dos trabalhos.

De salientar que, na primeira fase, o tratamento é realizado nos vértices da malha, sendo esta a fase em que se aplica a maior energia. As fases subsequentes, com menor energia de impacto, são realizadas nos mesmos pontos da fase anterior, caso o solo esteja solto e muito espesso e necessite de uma profundidade de tratamento significativa.

O processo é repetido até que se atinja a compactação necessária, o que é verificado pela medição do assentamento médio induzido ou por ensaios de controlo in situ das características especificadas no Projecto.

A energia é transferida para os solos granulares soltos subjacentes e reorganiza as partículas numa formação mais densa. Os locais de guia são transferidos para os locais de impacto num padrão de malha, a uma distância determinada pelas condições do solo, bem como pela carga e geometria da fundação.

Vantagens

Os aterros tratados e os solos granulares aumentam a sua densidade, ângulo de atrito e rigidez
Tratamento de baixo custo para solos com 3 a 4 m de profundidade
Permite a utilização de fundações superficiais em vez de soluções de fundação profunda
Redução de riscos ao guiar o martelo diretamente do equipamento
Transmissão eficiente de energia através do contacto contínuo entre a placa e o solo durante os impactos
Controlo eletrónico com registo da posição da placa no solo
Facilidade de execução, permitindo a sua execução em zonas com pouca altura ou em zonas com espaço limitado
Menor impacto das vibrações em estruturas adjacentes do que utilizando a compactação dinâmica tradicional

Garantia de qualidade

Os equipamentos da KELLER estão equipados com sistemas que permitem o registo em tempo real dos parâmetros de execução e controlo, sendo registados: 

  • Data e hora de cada impacto
  • Posição de cada ponto de compactação
  • Número de impactos por ponto de compactação
  • Energia transmitida
  • Penetração do pilão