As estacas pré-fabricadas são uma técnica de fundação profunda que se enquadra no grupo conhecido como estacas de deslocamento. São construídas cravando elementos quadrados de betão pré-fabricado no solo, aplicando impactos de energia controlada.

pilotes-prefabricados-hincados

Usos frequentes

São utilizados para todos os tipos de construção, especialmente em solos difíceis.
Muito indicados para zonas onde as condições do solo variam muito, pois são conduzidos até atingir uma resistência pré-determinada.
É uma boa escolha de fundação quando existem camadas muito espessas de solo mole e/ou um lençol freático alto que pode complicar a instalação de uma estaca tradicional in situ.
As estacas de pequena secção são utilizadas para: fundações de moradias, edifícios ligeiros e armazéns com altura livre limitada
As estacas de secção média são utilizadas para: fundações de novas construções, obras de infraestruturas, lajes de fundação e plataformas de transferência de carga e em paredes em combinação com ancoragens.
As estacas de grandes dimensões são utilizadas para: turbinas eólicas, fundações de pontes e docas, bem como construção marítima.

Processo

Dependendo do comprimento da estaca necessária, podem ser utilizadas juntas metálicas para ligar as diferentes secções da estaca, permitindo comprimentos ilimitados. O mecanismo de bloqueio patenteado da junta garante que a junta permanece intacta durante a cravação. Estas juntas são fabricadas de acordo com a norma UNE-12794.

As estacas cravadas podem ser fabricadas em madeira, betão pré-fabricado, perfis de aço, estacas-prancha ou estacas tubulares. Em alguns casos, pode ser necessária a pré-perfuração em solo denso para permitir que a estaca atinja a profundidade de projeto. Podem ser instaladas numa única secção ou com mais de uma secção no caso de estacas mais profundas.

As estacas de betão pré-fabricado KELLER são fabricadas com betão simples de 50 MPa de resistência à compressão e utilizam geralmente cimento resistente aos sulfuretos, adequado para utilização em qualquer tipo de ambiente. Possuem ainda a marcação CE para produtos de betão pré-fabricado: estacas de deslocamento, de acordo com a norma UNE-12794.

A KELLER tem acesso a uma vasta seleção de secções de estacas para garantir uma solução de projeto ideal e pode aproveitar a sua vasta experiência e recursos para garantir o sucesso da execução do projeto.

Para a cravação de estacas, a KELLER utiliza equipamentos de última geração. Entre os equipamentos mais eficientes e produtivos, destacam-se as máquinas JUNTTAN PM 25, equipadas com martelos hidráulicos e massas variáveis ​​de 5 a 7 toneladas da série SHK de última geração, que são 10 dB mais silenciosas e 15% mais produtivas.

Para otimizar os custos dos seus clientes, a KELLER dispõe de duas unidades fabris, ambas acreditadas para produtos de betão pré-fabricado: estacas de deslocamento, de acordo com a Norma UNE-12794.

A KELLER oferece aos seus clientes um serviço completo de engenharia para o projeto, planeamento da construção e seleção de equipas de construção, com o objetivo de oferecer soluções otimizadas.

Vantagens

Amplamente utilizado e adequado para a maioria das condições do solo
Vasta gama de secções de estacas
As estacas são pré-fabricadas de acordo com as normas de fábrica, o comprimento necessário e a conformidade com a norma.
As estacas podem ser instaladas a profundidades significativas superiores a 60 m.
Não gera resíduos, o que a torna geralmente a solução de fundação profunda mais económica para locais contaminados ou abandonados.
Instalação imune de águas subterrâneas
É possível começar a construir rapidamente depois

Garantia de qualidade

O controlo da penetração durante a fase de cravação é essencial para garantir o desempenho adequado da estaca. Assim sendo, todos os equipamentos KELLER possuem a tecnologia necessária para o controlo automatizado da cravação. Assim, todas as estacas do tipo KELLER são monitorizadas quanto ao impacto ou à rejeição ("nega") de penetração sofridos pela estaca, de forma a garantir que a capacidade de suporte necessária é atingida.

Dispomos de um sistema de controlo utilizando o Analisador Eletrónico de Estacas, que atua como um ensaio de carga dinâmica e nos permite verificar a resistência do fuste e da ponta da estaca, a integridade estrutural e as tensões durante a cravação, de acordo com a norma ASTM D 4945.

Dispomos também de meios para realizar ensaios de carga estática, que nos permitem determinar o comportamento real das estacas no solo, submetendo-as a cargas superiores às cargas de serviço, de acordo com a norma ASTM D 1143.

Além disso, no fabrico das estacas do tipo KELLER é realizado um controlo completo da rastreabilidade dos materiais utilizados.