Contenção Periférica: Estacas Moldadas, Ancoragens Provisórias

Estacas Moldadas-Ancoragens Provisórias-Contenção-Lisboa-Portugal

O projeto

Construção de um novo complexo desportivo numa zona residencial, com um enquadramento geotécnico constituído por solos areno-argilosos compactos, pertencentes ao complexo miocénico de Lisboa.

O desafio

Dimensionamento e execução de uma solução de contenção periférica de uma escavação para criação de 3 pisos enterrados, considerando as confrontações existentes no local de implantação da obra, e as condicionantes decorrentes da execução dos trabalhos num ambiente urbano consolidado.

A solução

A KELLER concebeu e executou uma solução considerando a execução de uma cortina de estacas moldadas e a execução de ancoragens provisórias, permitindo a estabilidade da escavação durante a construção dos pisos enterrados do edifício. Os trabalhos foram objecto de um estrito controlo dos parâmetros de execução e monitorização dos deslocamentos na fase de execução da cortina de contenção.

Mediciones

196 Estacas moldadas (Ø450mm), processo trado contínuo, com 12,5 m de profundidade (total de 2.450 m)

126 Ancoragens provisórias (Ø200 mm com 4 e 5 cabos, 450 kN de pré esforço) com comprimentos entre 14 e 16 m (total de 1.800 m executados)

1000 m2 de Betão Projectado com 0.10 m de espessura

Dados do projeto

Proprietário(s)

Supera, S.L.

Unidade(s) de negócio Keller

IberAm

Principal empreiteiro

Supera, S.L.