Algumas das nossas extraordinárias engenheiras de todo o mundo partilham como as suas carreiras se desenvolveram na KELLER.

Assistant Project Manager on Keller site

"Estou continuamente motivada para progredir".

Carly Miller
Assistente de Gestão de Projetos - Keller North America, Chicago

Entrei na Keller como engenheira de campo em junho de 2016, após me ter licenciado em engenharia geológica na Universidade de Wisconsin-Madison. Nos últimos quatro anos, fui promovida a engenheira de projeto e, recentemente, a assistente de gestora de projetos.

Para ser sincera, estava apreensiva por ingressar num setor predominantemente masculino. Mas, quando fiz a entrevista para o cargo, uma das engenheiras disse-me: "Sou a única engenheira e gestora de projetos com quem vai falar hoje. Por isso, se tiver alguma dúvida sobre ser mulher neste setor, por favor, pergunte." Saí sabendo que, se ela conseguia, eu também conseguiria. Conhecê-la mostrou-me que me poderia encaixar na Keller.

Desde que entrei, as pessoas aqui motivaram-me continuamente a progredir. Sou uma pessoa que aprende ativamente, por isso aprecio o facto de a empresa me permitir experimentar coisas novas para que possa desenvolver os meus sucessos e fracassos e tornar-me uma melhor engenheira e gestora de projetos. Também tive alguns mentores que me apoiaram muito e responderam às minhas perguntas ao longo da minha carreira.

O meu conselho para outras engenheiras que ingressam na Keller é que persistam e não tenham medo do trabalho de campo. Os primeiros anos a viajar e a trabalhar podem ser desafiantes, mas aprende-se muito para o futuro. Além disso, encontre alguém para o orientar. É importante ter pessoas experientes com quem trocar ideias ou simplesmente desabafar quando se está a ter um dia difícil.

Female Keller project manager on site

"Sempre fui tratada com igualdade".

Tünde Lorinczi
Gestor de Projeto Júnior - Keller Grundläggning, Suécia

Estudei Engenharia Civil e de Infraestruturas em Cluj-Napoca, na Roménia, e depois concluí um mestrado em Engenharia Geotécnica, parte do qual em Graz, na Áustria. Foi aí que ouvi pela primeira vez que a Keller era uma das maiores e mais conceituadas empresas da sua área.

Entrei na Keller Roménia em 2015 como Engenheira de Projeto e, em seguida, tive a sorte de auxiliar num projeto de jet grouting em Helsínquia como Técnica de Obra. Este foi o ponto de viragem: apaixonei-me pela execução de projetos e, desde então, tenho desempenhado funções de Engenheira de Projeto em projetos na Hungria, Áustria, Finlândia, Noruega e agora na Suécia, onde sou Gestora de Projetos Júnior.

As mulheres ainda estão sub-representadas nesta profissão. Mas posso dizer que sempre fui confiável e tratada com igualdade.

O meu conselho para as mulheres que entram no setor é que as lembrem de que somos tão capazes como qualquer homem. Na minha experiência, se definir um objetivo e for determinado, trabalhar arduamente e persistir, poderá alcançar qualquer coisa.

Keller female project engineer on site

"Tive muito apoio de outras mulheres na empresa".

Millie Pryphun
Assistente de Gestão de Projetos - Keller North America, Flórida

Juntei-me à então HJ Foundation logo após a faculdade, através do programa PILE (Preparar Pessoas para Liderar com Excelência) da empresa, que oferece mentoria e experiência em diferentes áreas da empresa. Tive a oportunidade de trabalhar como Engenheira de Campo e na oficina mecânica, bem como nos departamentos de Orçamento e Gestão de Projetos. Após a licenciatura, tornei-me Engenheira de Projeto e, no espaço de um ano, fui promovida a Gestora Assistente de Projeto.

Sou licenciada em engenharia mecânica, pelo que não tenho uma formação típica em engenharia civil. O programa PILE permitiu-me aprender e crescer na minha função. O que também me atraiu foi que o escritório da Flórida tem a atmosfera e as vantagens de uma empresa pequena, mas com o apoio e os recursos de uma empresa global.

Tive muito apoio de outras mulheres na empresa. Sabendo o quanto a empresa e o setor são dominados por homens, estas colegas oferecem uma fonte inestimável de experiência e aprendizagem. Um dos maiores desafios que enfrentei foi que as pessoas de fora da empresa não me levavam a sério nem acreditavam que eu pudesse fazer o trabalho por ser jovem e mulher.

O meu conselho para outras jovens engenheiras é que estejam preparadas para se defenderem e fazerem-se ouvir. Que peçam ajuda e formação quando necessário e que encontrem um mentor que as possa apoiar e incentivar a serem melhores.

Keller female product line manager on site

"A gerência tem-me apoiado muito na minha formação contínua."

Belén Rodríguez
Gestor de Produto para o Jet Grouting - Keller Cimentaciones, Madrid

A minha carreira na Keller começou ainda antes de terminar o meu curso de Engenharia, graças a uma bolsa de estudos que me permitiu trabalhar aqui durante os meses de verão.

Após a conclusão do meu curso, fui contratada a título permanente, mas a empresa incentivou-me a continuar os meus estudos. Assim, durante os dois anos seguintes, trabalhei de manhã no Departamento de Contratação e frequentei a universidade à tarde para obter o meu diploma de pós-graduação em Engenharia. Desde então, a gerência da Keller tem-me apoiado muito na minha formação contínua. O desejo de aprender continua vivo e torna o meu trabalho entusiasmante e interessante.

Tornei-me Gestor de Construção com apenas 24 anos, lidando com muitos projetos complexos e desafiantes, e nos últimos três anos, desempenhei funções de Gestor de Produto, com especialização em Jet Grouting.

No início da minha carreira, preocupava-me o baixo número de engenheiras nesta área. A percentagem continua a ser muito baixa hoje em dia, especialmente na Gestão de Construção, onde é difícil encontrar mulheres neste país.

Infelizmente, ainda existem pessoas de mente fechada no mundo que acham que as mulheres não devem estar neste tipo de trabalho. Um cliente chegou a dizer-me que preferia não ter de discutir assuntos de construção com uma mulher. Mas, em vez de me desmotivar, este tipo de feedback só me tornou mais forte. A Keller tem sido uma grande ajuda nestas situações.

Ainda é uma área incrivelmente difícil para as mulheres, e pode parecer que precisa de se esforçar a dobrar para provar o seu conhecimento e as suas capacidades a certas pessoas. No entanto, a engenharia geotécnica é uma área entusiasmante; cada projeto é diferente e surgem muitos novos desafios.

Keller female graduate on site

"A maior motivação que já tive foi poder trabalhar ao lado de outras engenheiras."

Danah Crichton
Engenheira Graduada - Keller Austrália

Entrei na Keller como estudante de engenharia em maio de 2019 e foi-me oferecido um emprego como engenheira de pós-graduação em janeiro de 2020. Sempre me interessei por trabalhar em diferentes situações e locais, e na Keller pude experienciar muito disso até agora. Quando me deram a oportunidade de trabalhar como estudante de engenharia, agarrei a oportunidade e vi-me verdadeiramente envolvida com as pessoas e com a empresa.

Desde o início que achei as pessoas aqui muito acolhedoras e dispostas a partilhar uma grande variedade de trabalhos. Todos têm entusiasmo em partilhar uma riqueza de conhecimento, e isso fez uma grande diferença para alguém como eu, com muito pouca experiência no setor.

Nunca me preocupei muito se as pessoas com quem trabalho são predominantemente homens ou mulheres, embora seja definitivamente encorajador conhecer outras mulheres no setor. Na verdade, o maior incentivo que tive enquanto engenheira foi poder trabalhar ao lado de outras engenheiras altamente capazes e experientes. Aprendi muito com elas e espero que, no futuro, possa desempenhar esse papel para outras jovens engenheiras.

Recebe-se muito apoio da Keller, no sentido em que há muita experiência aqui. Também tive muito apoio individual; ninguém me fez sentir idiota por fazer perguntas (incluindo perguntas idiotas), o que é ótimo!

Keller female designer at her desk

"Pude sempre contar com o apoio de toda a equipa."

Emanuela Tomków
Assistente de Projetos - Keller Polónia

Estou na Keller como funcionário a tempo inteiro há apenas alguns meses, mas antes disso concluí dois estágios de verão, trabalhando como Engenheiro de Construção e, em seguida, desenvolvendo as minhas competências em design. Gostei muito e, para um jovem que procura um início de carreira, foi uma ótima forma de ganhar experiência. O estágio convenceu-me de que esta é a empresa que me pode ajudar a atingir os meus objetivos. Agora sou Assistente de Design em Poznań, Polónia.

Conheci aqui muitas pessoas excelentes e inteligentes. Graças ao ambiente incrível, nunca me senti "a novata"; sempre pude contar com o apoio de toda a equipa.

Encaro sempre cada tarefa como um novo desafio. Graças à experiência dos meus colegas, posso melhorar as minhas competências todos os dias. Tenho total liberdade na forma como trabalho e desempenho tarefas, e tenho a oportunidade de participar em grandes projetos que me permitem desafiar-me a mim própria em diversas funções.

Se procura um emprego tranquilo e confortável, este não é o lugar para si! Há muito para fazer aqui, por isso esteja preparado para muitos desafios. No entanto, a Keller dar-lhe-á as ferramentas necessárias para realizar até as tarefas mais difíceis.