As barragens podem ter vários tipos de galerias: drenagem, pressão, auscultação, tratamento do maciço, etc. Entre as galerias, destaca-se a galeria de pressão, que é o túnel por onde a água da albufeira é conduzida desde a torre de captação até à turbina, numa central hidroelétrica.

Trata-se de uma tubagem geralmente revestida de betão e que termina num troço reforçado antes da turbina.

O tratamento de uma galeria de pressão é, provavelmente, o mais abrangente de todos e serve para ilustrar o trabalho a realizar.

Execução de tratamentos em galerias e grutas subterrâneas

O tratamento de uma galeria de pressão consiste em duas fases: a primeira, uma injeção de aterro do contacto rocha-betão, e a segunda, uma aura de consolidação em torno do túnel. Podem formar-se vazios no contacto rocha-betão durante a betonagem, especialmente na pedra angular, onde o peso do betão tende a separá-lo da rocha.

A construção de uma galeria implica sempre a criação de um vazio no maciço, que descomprime a rocha envolvente, provocando fissuras. Este fenómeno pode ser amplificado pelo método de construção (detonação, trituração, etc.).

O tratamento do contacto rocha-betão é realizado através de furos curtos perfurados na parede posterior e da injecção de uma calda espessa ou mesmo argamassa de cimento. A consolidação do maciço em redor da galeria é realizada através da perfuração de secções radiais de sondagem e injecção de calda.

A secção reforçada requer injeção adicional do contacto armadura-betão. Esta injeção é realizada a uma pressão muito baixa através de furos roscados na própria armadura. Toda a blindagem é então batida com um martelo de borracha para localizar quaisquer lacunas que possam ter escapado à injeção. Uma vez localizadas, são injetadas após a abertura de novos furos roscados na blindagem. A dificuldade reside em preencher as lacunas sem "enrugar" a blindagem devido à pressão excessiva.

Finalmente, os tampões são aparafusados ​​para dar continuidade à blindagem. Este trabalho é muito delicado, requer fabrico manual e requer pessoal altamente especializado. A injeção de uma gruta, por exemplo, uma central elétrica em gruta, segue as mesmas diretrizes de uma galeria de pressão, embora a uma escala maior.

Geotechnical instrumentation and monitoring equipment

Controlo de execução

A injeção é realizada utilizando parâmetros controlados por computador para evitar picos de pressão e facilitar o registo dos dados. A argamassa é fabricada em instalações compactas com misturadores coloidais de elevada turbulência.

machine

Equipamento utilizado

A Keller Cimentaciones SLU dispõe de equipamentos ótimos para perfuração em galerias: tipo Jumbo com braço articulado para grandes trechos, sobre esteiras com mastro giratório para trechos médios, martelos de mineração para trechos pequenos, etc.

Auscultación y control

Controlo de qualidade

O trabalho é realizado seguindo um protocolo de acordo com a norma ISO 9001 e é executado por pessoal altamente qualificado e com a experiência necessária.

Employees collaborating together to deliver excellence

Pessoal altamente qualificado

Por fim, a experiência da nossa equipa é o fator fundamental para garantir o sucesso do tratamento.