A Keller Women in Construction (KWIC) entrevistou a nossa Diretora de QHSE-Lean, Amélie Bernard, para saber mais sobre o seu desempenho na unidade de negócio do Sudoeste Europeu (SWE). Descubra o seu percurso e os seus insights!
Olá, Amélie, pode falar-nos sobre o seu início no setor?
Após obter o meu diploma em HSEQ, iniciei a minha carreira na Keller França em 2012 como técnica de QSE. Durante mais de 10 anos, os meus colegas e o meu gestor confiaram em mim e permitiram-me evoluir dentro do departamento. Em França, aqueles que iniciaram as suas carreiras nesses anos e que lá permanecem até hoje são carinhosamente chamados de "bebés Keller".
Quais são as suas responsabilidades atuais?
A minha principal missão é garantir que todas as medidas, formações e controlos necessários são implementados para que os meus colegas possam regressar a casa saudáveis e ansiosos por regressar ao trabalho no dia seguinte. Garanto também que os nossos processos operacionais são eficientes e relevantes, adaptando-os às nossas atividades, à nossa estratégia e aos nossos colaboradores.
O que gosta no seu trabalho e que desafios enfrenta?
A minha função afeta todos os processos da empresa, o que significa que trabalho com e para todos, sejam colegas no local, no escritório, gestores ou até mesmo indivíduos a nível de grupo. Ao longo dos anos, muitos colegas de todo o mundo tornaram-se amigos e é um grande prazer vê-los crescer na Keller. Gosto de colaborar com todas estas pessoas para melhorar as nossas atividades. O meu desafio é adaptar as nossas práticas às necessidades de todos, nos diferentes países e culturas, garantindo a sua eficácia e relevância.
Qual foi o momento mais marcante da sua carreira na Keller?
Não é um momento especial, mas o que mais me marcou foi a confiança que os meus colegas — seja na empresa, no escritório ou na chefia — têm em mim. Sabem que me podem ligar e contar comigo se houver algum problema. Esta relação de confiança é o que mais me orgulha.
Como é que as coisas evoluíram na Keller desde que chegou?
Muitas coisas mudaram nos últimos 11 anos: cultura de segurança, comunicação, iniciativas de bem-estar no local de trabalho, eventos entre empresas, etc. Penso que a Keller vai mais além e consegue criar um ótimo ambiente de trabalho.
Em que projetos interessantes está a trabalhar atualmente?
Atualmente, estou a trabalhar para harmonizar os métodos de trabalho nos cinco países da nossa nova unidade de negócio SWE: França, Espanha, Portugal, Argélia e México. Garanto também que a nossa comunicação de segurança nos estaleiros de construção está em conformidade com os novos e existentes padrões do grupo.
Como passa o seu tempo livre?
Tenho a sorte de ter duas filhas maravilhosas, uma família maravilhosa e amigos. Depois do trabalho, passo o máximo de tempo possível com eles. Também gosto de ler e de ir ao cinema. Como todos os anos, digo a mim mesma que preciso de voltar a praticar desporto! Atualmente, estou a treinar futebol com os meus colegas em preparação para a próxima Taça Keller de Futebol!
Gostaria de acrescentar algo?
Lembre-se: a segurança está em primeiro lugar: pense em si, pense nos seus colegas! Estou convencida de que os próximos 10 anos na Keller serão ainda melhores do que aqueles que vivi até agora.