A renovação do passeio marítimo de Las Palmas implicou o alargamento da zona pedonal e a recuperação da área, tornando-se numa das principais atrações turísticas da cidade.
O projeto
Las Palmas recebe um grande fluxo de visitantes todos os anos, e uma das principais atividades turísticas é visitar o seu passeio marítimo e arredores, que também é frequentemente visitado pelos habitantes da ilha. Por isso, decidiu-se renovar o passeio para expandir a zona pedonal e dar uma nova cara à zona.
Medições
2.054 metros lineares de estacas in situ com comprimentos de 11, 12 e 15 metros e diâmetro de 750 mm
O desafio
O maior desafio deste projeto foi perfurar o solo encontrado. O local, localizado nos antigos estaleiros da cidade, estava repleto de peças metálicas provenientes desta atividade. Durante a perfuração, foi encontrado o casco de um navio naufragado. Outro desafio foi dar um acabamento superficial de betão aparente a um conjunto de estacas temporariamente encastradas, que seriam posteriormente descobertas para servirem de pilares de suporte de uma laje que formaria a plataforma do novo passeio.
A solução
Utilização de equipamento de perfuração de estacas BAUER BG-22 de elevado torque, adaptado ao terreno singular das Canárias. Os primeiros metros das perfurações foram também limpos com retroescavadoras de terraplenagem. Para as estacas expostas foi utilizada uma luva de PVC entre o revestimento da perfuração e o reforço da microestaca.