Desenhámos a escavação vertical devido à proximidade de uma estrada em terreno não coeso, o que impediu a escavação em taludes com recurso a uma cortina de estacas contraventada com ancoragens pré-tensionadas.
O projeto
Para a construção de um novo centro comercial de grande dimensão em Tamaraceite, a Keller foi contratada para projetar e executar a escavação necessária definida no projeto. Devido à falta de coesão do solo e à necessidade de realizar uma escavação vertical devido à proximidade de uma estrada existente, o que impedia a escavação em taludes, a Keller propôs uma estrutura de contenção ao longo de 180 metros do terreno, utilizando uma cortina de estacas contraventada com ancoragens pré-tensionadas.
O desafio
Apresentar a técnica invulgar de estacas para a contenção do solo nas Canárias. A solução foi proposta, desenhada e executada pela Keller Cimentaciones.
A solução
Contenção temporária utilizando uma cortina de estacas CPI-7 de 550 mm de diâmetro e ancoragens temporárias de 3 e 4 cabos. As estacas foram espaçadas de 100 cm e o seu comprimento variou entre os 8 a 15 metros de profundidade.
Construção de uma viga de cabeça de estaca e vigas intermédias de betão armado, fixas ao solo com ancoragens provisórias de 3 e 4 cabos até 15,5 m de profundidade.
Medidas
- 1.995 m de estaca CPI-7, com 550 mm de diâmetro
- 66 unidades de ancoragem temporárias com 3 e 4 cabos, num total de 1.005 m