Estacas in situ e ancoragens temporárias
O projeto
Contenção perimetral como suporte de escavação para a construção de um "Edifício religioso, instalações comerciais e estacionamento" na zona de Vega de San José em Las Palmas de Gran Canaria.
O desafio
Otimização da solução do projeto, substituindo a técnica proposta. Esta alteração reduziu o tempo e o custo de execução inicial. Coordenação das nossas atividades gerais em simultâneo com as do restante projeto.
A solução
O projeto envolveu o cálculo do muro de contenção com recurso a estacas in loco de 650 mm de diâmetro com até dois níveis de contraventamento. Devido à elevada resistência dos elementos dimensionados às forças a suportar, o número de níveis de contraventamento foi reduzido, reduzindo a medição, o custo e o prazo. Inicialmente, as estacas foram cravadas ao longo do perímetro e, à medida que as laterais do terreno foram sendo concluídas, foram instaladas posteriormente as ancoragens provisórias para a viga de contraventamento. A coordenação das atividades com o nosso cliente foi essencial para cumprir os prazos sem afetar o restante trabalho durante a nossa visita ao local.
Medições
2.900 ml de estacas in situ com 650 mm de diâmetro
1.800 ml de ancoragem temporária para 3, 4 e 5 cabos.