Contenção do solo utilizando uma cortina de microestacas

Keller-jet-grouting-micropilotes-madrid-españa

O projeto

Para viabilizar a escavação e execução das fundações e caves de um novo edifício, após a demolição de um edifício antigo, foi realizada a contenção do solo através de uma cortina de microestacas e a redução da permeabilidade do solo através da técnica Jet Grouting.

O desafio

Garantimos a redução da permeabilidade do solo e da verticalidade das microestacas para permitir a escavação sem perda de área de superfície do subsolo. A forte coordenação entre a Keller e o cliente garantiu a inexistência de paragens não programadas nos trabalhos de jet grouting, microestacas, demolição, escavação e remoção de materiais.

A solução

Antes da execução do jet grouting, o antigo muro de contenção foi perfurado com recurso a sondas de perfuração rotativas. Após a conclusão do tratamento com jet grouting, foi instalada a cortina de microestacas, permitindo a continuidade do restante trabalho. A Keller mobilizou uma equipa completa de jet grouting para o projeto, incluindo duas sondas, uma central automatizada e uma bomba de última geração, três sondas de perfuração rotativas e até seis sondas de microestacas, para cumprir os prazos exigidos.

Medidas

Redução da permeabilidade utilizando a técnica Jet Grouting Veil

320 m de perímetro, 3.600 m² tratados

Profundidade de tratamento até 25 m

Mais de 14.100 m de microestacas Ø 230 mm (reforços de 139x12 e 127x9 mm)

Perfuração de aproximadamente 4.200 m de betão armado em paredes

Dados do projeto

Proprietário(s)

Ferrovial Agroman

Unidade(s) de negócio Keller

IberAm

Principal empreiteiro

Ferrovial Agroman