Construção de duas pontes sobre o Rio Merdancho e o Rio Villares para aumentar a segurança do tráfego agrícola com recurso a estacas pré-fabricadas de betão.

Soria

O projeto

O Governo de Castela e Leão aprovou a construção de duas pontes sobre o Rio Merdancho e uma sobre o Rio Villares, com o objetivo de aumentar a segurança do tráfego agrícola.

A Empresa de Transformação Agrícola, S.A., P.M.E., M.P., TRAGSA, foi a responsável pelo projecto, tendo adjudicado a construção de estacas pré-fabricadas de betão, através de concurso público, à Keller Cimentaciones.

Medições

  • Fundação com estacas pré-fabricadas cravadas para as pontes sobre o Rio Merdancho em Cirujales del Río e Aldealices e sobre o Rio Villares em Villares de Soria.
  • Fabrico, fornecimento, cravação de rejeitos e fecho de estacas pré-fabricadas Keller PLUS de 400x400 mm, reforçadas longitudinalmente com vigas 8Ø20 B-500S e transversalmente com vigas Ø8 mm x 12 cm.

O desafio

As obras de fundação foram realizadas num cronograma muito apertado, com três locais diferentes acessíveis por estradas rurais.

A solução

As fundações dos pilares das três pontes foram executadas com estacas pré-fabricadas de betão armado K-400 Plus com 12 m de comprimento, de acordo com a norma UNE-12794. A cravação foi realizada com uma máquina Junttan PM-25 e um martelo Junttan SHK de última geração, com uma massa de 7 toneladas. Para além de ser 30% mais eficiente, este método reduz o ruído durante a cravação em aproximadamente 10 dB.

Dados do projeto

Proprietário(s)

Junta de Castilla y León

Unidade(s) de negócio Keller

IberAm

Principal empreiteiro

Grupo Tragsa