Fundações de colunas de cascalho seco para os aterros do futuro anel viário sul de Badajoz.

Keller-cimentaciones-cimentacion-terraplenes-carreteras-circunvalación-columnas-grava-mejora-terreno-badajoz

O projeto

O projeto passa pela construção das fundações dos aterros da futura circular sul de Badajoz. A proposta inicial do projeto previa a substituição parcial dos aterros existentes (submersos e lamacentos). Como a remediação completa não foi possível, foi proposto um projeto de processamento do solo utilizando colunas de cascalho seco da superfície atual.

Medições

25.300 ml de colunas de saibro com um diâmetro médio de 0,80 m e comprimentos que variam entre os 3 e os 7 m de profundidade, numa área de aproximadamente 33.000 m2.

O desafio

A Keller utilizou três das suas próprias sondas no local: uma específica para pré-perfuração para romper crostas duras e duas sondas Vibrocat® TR05 para instalar colunas de brita. Os trabalhos de instalação das colunas de saibro foram concluídos em menos de três meses, em turnos duplos e dentro do prazo previsto.

A solução

A proposta de Keller consistia na construção de colunas de saibro, distribuídas com padrões de tratamento baseados nas cargas transmitidas e com comprimento variável, até ao aparecimento de solo adequado. A nossa proposta foi recebida satisfatoriamente e incorporada no projeto final de construção.

Dados do projeto

Proprietário(s)

Junta de Extremadura (Consejería de Economía e Infraestructuras)

Unidade(s) de negócio Keller

IberAM

Principal empreiteiro

UTE Ronda Sur Badajoz (Dragados, Aglomerados Olleta Torres, Fervian)