Projeto e construção de contenção perimetral, escoramento e novas fundações para um edifício de 24 apartamentos na Rua Maiorca, 234, no coração do bairro Eixample de Barcelona, utilizando microestacas autoperfurantes sem revestimento de 250 mm e 175 mm com reforço tubular.
O projeto
Remodelação de um edifício de seis andares do início do século XX, com uma fachada de 38 m, no bairro de Eixample, em Barcelona, junto à Rambla de Catalunya, para acolher 24 apartamentos de luxo de dois e três quartos com estacionamento privativo. A fachada original, os pátios interiores e o átrio foram mantidos. A Keller Foundations concebeu e executou as microestacas para o muro de contenção, suporte e fundações do novo edifício.
O desafio
Os principais desafios foram o ambiente urbano da obra, o espaço limitado para a montagem, a altura livre disponível de apenas 3,6 m e a gestão de entulho.
A solução
Foram utilizadas até duas microestacas de pequena dimensão para a execução do projeto. Todas as microestacas não tinham revestimento e utilizavam água como fluido de perfuração. Para a cortina de 59 m foram instalados 1.440 m de microestacas de 250 mm até 9 m de profundidade, com reforço tubular de 177,8 x 12,5 mm em vãos de 1,5 m e ligações de manga. Para a sustentação e as novas fundações, foram instalados 650 m de microestacas de 175 mm com reforço tubular de 114 x 3 x 8,6 mm até 17 m.