Projeto e construção da fundação de 83 pilares em dois novos edifícios destinados a centros comerciais em Ibiza, utilizando a técnica de microestacas acopladas a fundações de 2, 3 e 4 microestacas. Um total de 173 unidades de microestacas com revestimento recuperável de 210 mm de diâmetro.
O projeto
Ampliação do complexo turístico HARD ROCK em Ibiza, que consiste na construção de um centro comercial de 55.800 m2 com dois edifícios independentes e uma área urbana comum.
O desafio
Para além dos desafios logísticos inerentes a um projeto como este nas Ilhas, houve também compromissos muito exigentes para cumprir prazos contratuais parciais e finais. Estes desafios foram ultrapassados com um planeamento meticuloso por parte do estaleiro e o apoio técnico do departamento de engenharia para resolver os problemas no local o mais rapidamente possível.
A solução
Para a execução do projeto foram utilizadas até duas grandes máquinas de microestacas, a trabalhar em paralelo. Todas as microestacas eram microestacas de injeção única de 210 mm IU, com revestimento recuperável e reforço tubular N80, com 88,9 x 6,3 mm, 127 x 9 mm e 139,7 x 10,5 mm. Estas microestacas foram dispostas em secções unidas por uma luva exterior, dispostas em blocos de 2 a 4 microestacas, com comprimentos que variaram entre os 17 m e os 24,5 m. O total foi de 3.451,5 m.