Melhoramento do solo utilizando Jet Grouting (Soilcrete)

jet grouting-inyecciones-infraestructuras-estacion-barcelona

O projeto

Construção de três saídas de emergência no atual túnel de alta velocidade Sants-Sagrera (Barcelona), nas ruas Nápoles, Independência e Urgell, através de uma tuneladora vertical EPB, perfurando poços de acesso circulares com 9 m de diâmetro e profundidade entre os 44 e os 53 m, para a posterior construção de uma galeria de comunicação que ligará o poço ao túnel. A construção dos poços exigiu a redução da permeabilidade e a melhoria do solo junto à pedra angular do túnel AVE, dado que a escavação poderia induzir movimentação no túnel existente e nos edifícios próximos.

O desafio

Execução de jet grouting profundo (mais de 50 m) no centro de Barcelona (bairro do Eixample) em três locais distintos, incluindo logística, materiais e gestão de resíduos. Foi também necessário um controlo rigoroso de desvios.

A solução

Para reduzir a permeabilidade, foi instalada uma coroa dupla de jatos de 1.500 mm de diâmetro e, para melhorar a chave do túnel, foram instaladas colunas de jatos de 1.300 e 800 mm de diâmetro, com comprimentos até 53 m e uma coluna de água de aproximadamente 40 m. A estas profundidades, foram obtidos desvios na gama de menos de 1%.

Medições

2.713,70 Ml Jet-Grouting Ø 800 mm 2.224,18 Ml Jet-Grouting Ø 1.300 mm 4.494,79 Ml Jet-Grouting Ø 1.500 mm

Dados do projeto

Proprietário(s)

ADIF

Unidade(s) de negócio Keller

IberAm

Principal empreiteiro

Construcciones Sando, S.A.