Execução da contenção periférica da Loja Mercadona Torres Vedras

Mercadona Estacas Moldadas, Ancoragens Provisórias e Betão Projetado

O projeto

Execução da contenção periférica da Loja Mercadona Torres Vedras, em regime de conceção-construção, com 67m de desenvolvimento e altura máxima de escavação de 11m. A Loja está integrada na estratégia de expansão dos Supermernados Mercadona na zona Oeste-Sul de Portugal.

O desafio

Conceber e executar uma solução de contenção competitiva, atravessando estratos de argilas/margas rijas (NSPT>60) a partir dos 5-6m de prof., dando resposta às exigentes necessidades do Cliente, tanto técnicas como de prazo. O projeto Keller foi elaborado em simultâneo com o projeto de estruturas e a obra decorreu ao mesmo tempo de diversos trabalhos de construção civil, tudo isto exigindo estreita coordenação entre os vários intervenientes no processo.

A solução

A KELLER concebeu e executou uma solução de cortina de estacas moldadas espaçadas, recorrendo à tecnologia de trado contínuo, ancoragens/escoras provisórias e betão projetado. Para além do controlo dos parâmetros de execução das estacas, realizaram-se ensaios de receção em todas as ancoragens e instalou-se de uma célula de carga para monitorização.

Dados do projeto

Proprietário(s)

Irmadonia Supermercados, Lda. (Mercadona)

Unidade(s) de negócio Keller

SWE (South West Europe)

Principal empreiteiro

Construçòes Linto & Marques, S.A.