A Keller aborda este desafio geotécnico implementando uma solução de três fases: inclusões rígidas INSER®, drenagem vertical e injeções de enchimento.

Inclusões rígidas INSER® para parques eólicos, drenagem vertical e injecções de aterro

O projeto

Empenhado num futuro energético sustentável, o Grupo Valeco iniciou a construção do parque eólico Mont de l'échelle em Sissy (02), composto por 5 turbinas eólicas.

O desafio

O trabalho consistiu na construção das fundações de três das cinco turbinas eólicas sobre reforço de solo com inclusões rígidas INSER® combinadas com um colchão de distribuição, conseguindo um assentamento de <3 mm/m. Para mitigar a subpressão associada à infiltração de águas pluviais, o relatório geotécnico da Antea recomendou a instalação de drenos verticais. Na turbina eólica E2, a campanha de reconhecimento detetou características geológicas, cavidades e áreas descomprimidas.

 

A solução

A Keller participou no projeto implementando inclusões rígidas INSER®, drenos verticais com Ø520 mm a uma profundidade de 13 m, bem como injeções de aterro a uma profundidade de 24 m para tratar anomalias geológicas na turbina eólica E2.

Dados do projeto

Proprietário(s)

Valeco

Unidade(s) de negócio Keller

SWE (South West Europe

Principal empreiteiro

Parc éolien du Mont de L'échelle