Construção de um novo armazém térreo com 7.500 m² para instalação de equipamentos automáticos de lavagem a pressão para máquinas industriais.
O projeto
Construção de um novo armazém térreo com 7.500 m² para instalação de equipamentos automáticos de lavagem a pressão para máquinas industriais. O armazém retangular tem aproximadamente 120 m de comprimento e 80 m de largura, com vãos de 10 m entre pilares e 12 m de altura.
O desafio
Projeto de uma solução alternativa capaz de absorver as elevadas cargas de projeto e de cumprir as especificações de assentamento. Terreno variável com pavimentos rígidos pouco profundos em algumas zonas do armazém. Garantir a segurança, especialmente em alinhamentos de declives e onde o acesso era difícil e o espaço limitado.
A solução
Estacas verticais para os pilares do armazém e estacas inclinadas para as paredes perimetrais, de forma a absorver as elevadas cargas de impulsão. As estacas foram pré-perfuradas para facilitar a cravação do primeiro metro em zonas do local onde existia cascalho arenoso muito denso. Foi utilizado equipamento Junttan PM25, equipado com um martelo hidráulico de última geração da série SHK. O controlo de qualidade foi realizado através de um analisador eletrónico de cravação.
Medidas
• Projeto e execução alternativos de uma solução de fundação KELLER utilizando estacas pré-fabricadas cravadas.
• Um total de 149 unidades de estacas com secções transversais variáveis de K250, K285, K350 e K400 mm, e profundidades que variam entre 6 m e 8 m.
• 10 unidades de teste de carga dinâmica