Construção de um novo passeio marítimo
O projeto
O projeto passa pela construção de um novo passeio marítimo na famosa Praia da Sardina. A estrutura foi projetada com uma laje de betão armado com aproximadamente 100 metros de comprimento e 9,5 metros de largura, dos quais 2,5 metros em consola. Dadas as características do terreno existente (aterro e areia), o projeto resolveu a transmissão de carga para a estrutura através de microestacas que atingiam camadas rochosas profundas.
O desafio
Contrariando a instabilidade das camadas a perfurar e realizando uma única injeção global, que foi afetada pela infiltração de água do mar nas paredes do poço.
A solução
Foi utilizado revestimento recuperável em toda a extensão dos furos de sondagem. Isto permitiu o suporte das paredes do furo e impediu a entrada lateral de água. Além disso, com a utilização de argamassa de alta resistência à base de cimento marinho injetável e a utilização de revestimento recuperável, já referido anteriormente, foi possível preencher todas as microestacas. Medidas: 792 ml de microestaca de 200 mm de diâmetro com reforço tubular de 114,3 x 9 mm, grau N-80.