Redução de assentos com colunas Jet Grouting

Keller Jet Grouting Terraplén
Keller Jet Grouting Terraplén

O projeto

Trata-se da execução de trabalhos de instalação e electrificação da via no troço Nodo de la Teja-Mogente-Alcudia de Crespins do novo acesso ferroviário a Levante, Madrid, Castela-La Mancha, Valência e Região de Múrcia. Ocorreram assentamentos no aterro de acesso e na cunha de transição do encontro E-2 do viaduto sobre o rio Gallo, no concelho de Mogente.

O desafio

Estabilizar os grandes assentamentos no aterro da via junto ao encontro do viaduto, que surgiram logo após a construção da cunha.

A solução

Para reduzir o assentamento, foram escolhidas colunas de jet grouting com um diâmetro de 800 mm e comprimentos até 25 m, obtendo-se desvios a estas profundidades inferiores a 1%. Antes do início da construção, foi realizado um teste de campo com o Sistema ACI (Acoustic Column Inspector) para determinar os parâmetros de execução das colunas de jet grouting e a sua adequação aos diâmetros exigidos no projeto.

Medições

5.295,47 ml de Jet Grouting Ø 800.

1.305,85 ml de Perfuração Estéril.

3 colunas de teste com Sistema ACI®

Dados do projeto

Proprietário(s)

ADIF

Unidade(s) de negócio Keller

IberAm

Principal empreiteiro

Rover Alcisa