Beneficiação da fundação e reforço com injecção de argamassa numa rampa no Porto de Bouzas, Vigo. A obra foi realizada através de galerias em utilização junto ao mar, o que exigiu medidas especiais para evitar qualquer contaminação da argamassa e do cimento.

Mejora de la cimentación y refuerzo rampa nº4 del Puerto de Bouzas

O projeto

O projeto inclui a beneficiação da fundação e o reforço da rampa nº 4 do Porto de Bouzas. Serão realizadas uma série de ações, incluindo a perfuração com percussão rotativa no substrato natural para posterior injeção de argamassas de baixa mobilidade e injeção de tubos-manga, o que melhorará o desempenho dos materiais que compõem o talude.

Medições

  • Perfuração de 1.400 m³ para injeção de argamassas
  • Injeção de 252 m³ de argamassa
  • Perfuração de 620 m³ para injeção de TAM
  • Injeção de 46 m³ de calda de cimento
  • Instalação de dois inclinómetros

O desafio

As dificuldades de execução surgiram da necessidade de perfurar o cais existente, atravessando galerias existentes e em estreita proximidade com o mar. Qualquer contaminação do mar com argamassa e cimento teve de ser evitada.

A solução

Sessenta e oito furos de sondagem, com 20 metros de profundidade, foram perfurados em duas filas para preencher vazios e limitar o tratamento subsequente com tubos de manga, utilizando injecções de argamassa de baixa mobilidade. Após as injeções de argamassa, foram perfurados 31 furos com tubos de manga para injetar quaisquer pequenos vazios remanescentes do tratamento inicial. Após a conclusão das injeções, foram instalados dois inclinómetros para monitorizar qualquer movimentação futura do cais.

Dados do projeto

Proprietário(s)

Autoridad portuaria de Vigo

Unidade(s) de negócio Keller

IberAM

Principal empreiteiro

Misturas Obras e Proxectos, S.A.