A melhoria da capacidade de carga e o aumento da compactação do aterro foram realizados de forma a não interferir com a circulação dos comboios na via.

Compactación del terreno en vías férreas

O projeto

Para melhorar a capacidade de carga e aumentar a compactação do aterro sobre o qual a estrada é construída, os projetistas conceberam uma solução utilizando injeção de compactação.

Medições

  • 1.500 ml de perfuração
  • Injeção de mais de 220 toneladas de argamassa de baixa mobilidade
  • Profundidades de injeção até 9 m

O desafio

Realize trabalhos de perfuração e injeção em horário reduzido para evitar interferências com o tráfego ferroviário.

A solução

Dada a natureza específica dos trabalhos a realizar numa estrada existente e a largura da plataforma, a Keller Cimentaciones utilizou uma perfuradora de média dimensão (tipo Comachio 600), perfeitamente adequada às necessidades.

Foram também utilizados dois silos para armazenamento de argamassa, sendo que a argamassa de baixa mobilidade foi injetada com equipamento de bombagem totalmente equipado, capaz de registar volumes, caudais e pressões.

Dados do projeto

Proprietário(s)

ADIF

Unidade(s) de negócio Keller

IberAM

Principal empreiteiro

Ferrovial Agroman