Melhoria do solo usando inclusões rígidas

Inclusiones Rígidas Puerto de Barcelona

O projeto

Construção de um novo terminal de tanques no cais de energia do Porto de Barcelona. O novo terminal terá uma bacia com aproximadamente 50 m de comprimento por 40 m de largura, com sete tanques com diâmetros que variam entre os 4 e os 16 m e alturas até 25 m.

O desafio

Trabalhamos em terrenos difíceis e heterogéneos, incluindo um aterro portuário com enrocamento, fundações existentes e outros obstáculos artificiais, com o lençol freático a apenas alguns metros de profundidade. Foram exigidos prazos muito rigorosos para garantir a continuidade dos trabalhos subsequentes e a montagem dos tanques. Por fim, foi garantida a qualidade dos trabalhos de transformação do solo para garantir a conformidade com as especificações do projeto.

A solução

O pré-enchimento e a execução dos IRs foram realizados com recurso a uma máquina LB24 a partir de uma plataforma de trabalho que serviu também como buffer de distribuição e garantiu a estabilidade da máquina. Foi realizado um controlo de qualidade exaustivo com registo automático de parâmetros para 100% dos IRs. O desempenho do IR foi verificado através de um teste de carga estática até 95 toneladas.

Medições:

• Conceção e execução de Inclusões Rígidas (IR)

• Um total de 291 unidades de Inclusões Rígidas com 300 mm de diâmetro e com uma profundidade máxima de aproximadamente 17 m.

• 291 unidades de poços de proa em terrenos portuários recuperados

• Uma unidade de ensaio de carga estática

Dados do projeto

Proprietário(s)

Tradebe

Unidade(s) de negócio Keller

SWE (South West Europe)

Principal empreiteiro

Viscola Grup Constructor