Obras de emergência no aterro ferroviário da ADIF

inclusiones rígidas terraplén ADIF

O projeto

Após a passagem da tempestade Filomena pela cidade de Vilabella, em Tarragona, em janeiro de 2021, a condição do aterro ferroviário foi afetada negativamente, pelo que este projeto foi considerado uma obra de emergência. Todo o projeto consistiu na recuperação do aterro através de melhorias no solo realizadas pela KELLER, na substituição de carris, catenárias e na instalação de novos sistemas de drenagem.

O desafio

Havia dois desafios principais. O primeiro implicava o acesso ao projeto, uma vez que se tratava de uma zona rural sem acesso direto pelas estradas principais. O segundo desafio era o cumprimento de prazos rigorosos, dado que a obra foi realizada durante um encerramento ferroviário, com prazos limitados que necessitavam de ser garantidos.

A solução

Os trabalhos de processamento do solo foram realizados com uma máquina LBR 120XL para criar inclusões rígidas de argamassa com 450 mm de diâmetro e 7 m de profundidade, sobre uma grelha triangular de 1,95 m, perfurada sobre uma plataforma de 15 m de largura. Foram utilizados um total de aproximadamente 2.800 m de colunas de 7 m.

Medidas

• Trabalhos de emergência no aterro ferroviário do ADIF, com 7 m de altura, 10 m de largura e 150 m de comprimento.

• Melhoria do solo com inclusões rígidas.

• Foram instaladas 400 unidades de inclusões rígidas de 450 mm e até 7 m de profundidade, totalizando aproximadamente 2.800 m de inclusões rígidas com registo de parâmetros.

Dados do projeto

Proprietário(s)

ADIF

Unidade(s) de negócio Keller

SWE (South West Europe)

Principal empreiteiro

Vías